Gerenciamento remoto

Opções
Lienne
Lienne Posts: 2 ✭✭
editado outubro 2021 em Perguntas frequentes

Olá

Recebi um telefone hoje de manhã e supostamente era uma pessoa do gerenciamento remoto, me alertando sobre invasão no meu notebook. Isto é possível ou pode ser fraude?

Respostas

  • .Carol.fg.
    .Carol.fg. Posts: 1,092 Moderator
    Opções

    Olá @Lienne,

    Obrigada pelo seu post, seja bem-vindo à Comunidade TeamViewer!

    Pela descrição do telefonema que você recebeu, essa chamada me parece fraudulenta.

    Eu trabalho na TeamViewer a anos, nós não entramos em contato por telefone caso não tenha sido solicitado o contato por escrito via email ou ticket.

    Eu sinto muito que você tenha sido vitima desse tipo de contato.

    Por gentileza veja o artigo abaixo para informações mais detalhas:

    TeamViewer e golpes - TeamViewer Support

    Nesse artigo você encontra o link para reportar a fraude, mas eu também vou deixa-lo aqui:

    https://www.teamviewer.com/pt-br/report-a-scam/?_ga=2.226718109.1011833389.1635086556-745517286.1631378952

    Caso haja suspeita de crime cibernético, por favor entrar em contato com a polícia para fazer o Boletim de Ocorrência.

    Fico a disposição caso tenha alguma outra dúvida.

    Abraços,

    .Carol.fg.


    Portuguese Community Moderator

  • Lienne
    Lienne Posts: 2 ✭✭
    Opções

    Olá, Carol!

    Obrigada pela pronta resposta! Acho que foi fraudulenta, mesmo... E eu caí.

    O que devo fazer para ver ser houve algum dano? Ja dei varredura e nada foi encontrado, mas estou muito apreensiva.

    E pior: dei acesso ao meu notebook!!

    Lienne

  • .Carol.fg.
    .Carol.fg. Posts: 1,092 Moderator
    Opções

    Olá @Lienne,

    Vixe... Se eles tiveram acesso ao seu computador fica difícil saber se de fato fizeram algo a mais ou não.

    Recomendaria manter esse dispositivo desligado e levá-lo a uma assistência técnica especializada para checar se nada foi comprometido.

    Caso tenha salvado suas senhas no navegador, é sempre de bom tom usar um outro dispositivo (que não tenha recebido a conexão indevida) para trocar as suas senhas em sites como por exemplo, sites bancários.

    E novamente caso haja suspeita de crime cibernético, por favor entrar em contato com a polícia para fazer o Boletim de Ocorrência.

    E você pode nos encaminhar o Boletim de Ocorrência no formulário para reportar a fraude:

    https://www.teamviewer.com/pt-br/report-a-scam/?_ga=2.226718109.1011833389.1635086556-745517286.1631378952

    Espero de verdade que não tenha ocorrido nada demais e que isso tenha sido só um susto, mas é sempre bom ter um cuidado a mais quando eventos como esse ocorrem.

    Te desejo tudo de bom! Estamos aqui a sua disposição 😊

    Abraços,

    .Carol.fg.


    Portuguese Community Moderator

  • Lienne
    Lienne Posts: 2 ✭✭
    Opções

    Valeu, Carol!

    Vou fazer isso! Obrigada

    lienne